quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Five a Day


Há alguns anos, uma organização não governamental chamada Five a Day (Cinco por Dia) desenvolve um programa alimentar que incentiva o consumo de sucos, frutas, legumes, verduras, hortículas em geral, em empresas estatais e privadas. O programa visa melhorar a ingestão desses alimentos, através do consumo diário de pelo menos cinco porções. O projeto original é do Canadá, Department of Health Services, e está sendo apoiada pela Organização Mundial de Saúde.
A logomarca do 5 a Day vem ganhando muito espaço, tornando-se uma presença de destaque nas prateleiras dos supermercados e nas etiquetas de vários alimentos. O material de divulgação – folhetos, catálogos, cartazes, livros - é muito atraente e trabalha com uma grande variedade de cores para chamar a atenção dos consumidores, principalmente as crianças.
No Brasil...
Um dos primeiros passos no sentido de incentivar a população a consumir mais hortaliças foi em 2003 com a idealização de um projeto objetivando estimular o consumo de hortaliças no Brasil. Atualmente, embora ainda em fase de planejamento, algumas alternativas já estão sendo debatidas, como uma campanha nacional conjunta entre as Câmaras Setoriais de Hortaliças e também de Frutas.

No setor privado a preocupação também existe. A rede de supermercados Pão de Açúcar, por exemplo, tem investido em ações sistemáticas de estímulo ao consumo, através de degustações, receitas, encartes informativos e festivais de frutas, verduras e legumes. Até a rede de fast food Mc Donald´s fez alterações em seu cardápio, incluindo mais hortaliças e frutas, para atender as mudanças que tem sido apontadas no estilo de vida de seus clientes.

O lançamento oficial do “Cinco por dia” está previsto para dezembro no
Rio de Janeiro.

1 comentário:

Pedro Graça disse...

No Brasil existe alguma coisa do género em termos de campanha ?